Projeto para Eja I

PROJETO  ESCRITA NO CONTEXTO SOCIAL DAS SALAS DE EJA

Realização:

Período: 2009

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gonzga dos Santos

Formador:  Elma  Sales Morais

PROJETO LER, ESCREVER E SER FELIZ

O analfabetismo e o baixo nível de escolarização constituem um empecilho a liberdade plena das pessoas, afetam a auto-estima, são um empedimento concreto ao exercício da cidadania.

José Barbosa da Silva

PRÍODO DE RELAIZAÇÃO: 2009

PÚBLICO ALVO: Alunos e alunas do Programa Brasil Alfabetizado

JUSTIFICATIVA

A modalidade Educação de Jovens e Adultos assume o cárater de obrigatoriedade e gratuidade com a LBD 9394/96, garantindo  educação a todos aqueles que não tiveram acesso aos estudos ou não conseguiram concluir na idade própria.Tornar este direito uma realidade  possibilitando que este acesso tenha ênfase na permanência e no sucesso escolar destes alunos e alunas constitue-se em um grande desafio.

Desenvolver a capacidade lingüística destes alunos e alunas será o foco deste projeto por acreditarmos que este conhecimento fará a diferença e é o objetivo maior dos alunos e alunas que estão nas turmas de EJA. Esta preoupação nasce da constatação do baixo nível de rendimento de aprendizagem de leitura e escrita deste público no 1º segmento desta modalidade. Propomos a alfabetização e letramento  fundamentadas nos estudos de Emília Ferreiro,Telma Weis, Ester Pillar e nos príncipios éticos, pautados na eqüidade, liberdade autonomia e justiça social da concepção freiriana, e na temática informática na sala de aula trabalhada neste curso,  neste sentido selecionamos a história UM HOMEM QUE APRENDEU A LER, UMA OUTRA HISTÓRIA DE AMOR de Fabiano Santos, criamos  a partir da história um campo semântico que referenciam  um conjunto de atividades didáticas enriquecidas pela informática educativa e direcionadas ao desenvolvimento do processo de aquisição do código lingüístico com foco nas hipóteses de leitura e escrita, nas estratégias de leitura, na compreensão leitora e na produção textual, fazendo uso das mais diversas mídias.

OBJETIVO GERAL

Promover o  desenvolvendo habilidades e competências lingüísticas com vista a resgatar a auto-estima e possibilitar o exercício pleno da cidadania

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Favorecer um momento de ludicidade ,amenizando o estress do dia-dia.
  • Desenvolver em cada educando a capacidade de concentração ao ouvir e refletir na história contada. .
  • Elaborar,aplicar e avaliar provocações didáticas contemplando os seguintes eixos: hipóteses de leitura e escrita, estratégias de leitura, compreensão leitora e produção textual, fazendo uso da interação das mídias.

  • METODOLOGIA:

O Projeto   poderá ser  enriquecido  o  com atividades artísticas contextualizadas dentro das histórias, textos e canções selecionadas. Durante a contação  das histórias o professor  desenvolverá  as estratégias de leitura.Durante a realização das atividades o professor deverá circular entre os alunos facilitando a elaboração e checagem das hipóteses de leitura e escrita, oferecendo conflitos para desestabilizar hipóteses e ajudar na construção de novas hipóteses.

O professor contador de histórias deverá vivenciar as emoções, dando vida, criando o encantamento das histórias, dos textos e canções previamente selecionadas com temas direcionados a realidade dos educandos e que  visam fortalecer e elevar a auto – estima dos alunos.

Alfabetizar a partir da contação de histórias é o diferencial deste projeto, pois a partir delas trabalhamos a temática contida em cada história, criamos o contexto, as possibilidades de interdisciplinariedade, o campo semântico que referenciam as atividades a serem trabalhadas as hipóteses de leitura e escrita, oferecendo aos alunos uma aprendizagem significativa e prazerosa, oportunizando uma releitura do mundo, o desenvolvimento do senso crítico e de sua conscientização de homem sujeito da história.

CRONOGRAMA

TÍTULO: PROJETO LER, ESCREVER E SER FELIZ

:

Ações Previstas Setembro Outubro Novembro Dezembro
1-Apresentação do projeto com a história: O Homem que não sabia ler. Reflexão e trabalho de  escrita espontânea. 04-09
2–Relexão sobre a cultura afro-descendente e trabalho de arte. 25-09
3–Contação da História : N icolau tem uma idéia. Trabalho de arte 02-10
4–Relexão sobre a importancia da leitura para o desenvolvimento da cidadania. Atividades com música sobre o exercício pleno da cidadania. Atividade prática sobre as  eleições 30-10
3—Contação da História > O boi Zebu e as formigas. 06-11
4-Trabalho de arte com poesias . 27-11
5- Contação da História : Um ano novo danado de bom. Trabalho dr reflexão sobre a situação das crianças desamparadas e vítimas da podreza. 04-12
6- Atividade de arte. Confecção de mural sobre o período natalino e dinamicas. 18-12

Recursos Necessários :

1.Nome dos alunos em letras bastão e cursiva.

2.Glossário alfabetizador.

4.Texto da História principal.( Livro gigante )

5.Painel de desenhos da história principal.

7.Painel de dobraduras.

8.Lista dos títulos das histórias, textos, canções lidas.

9.Lista dos personagens, dos autores das histórias, textos e canções lidas.

10.Textos produzidos coletivamente, em duplas e individualmente.

11.Livros de história,Diversos portadores de textos,

12 Quadro negro ou branco,

13.Papel madeira, cartolina, cola, lápis de cor, fita gomada, tesoura,

14.Vídeo, TV, CD, microssistem, caixa amplificada, microfone e computador.

AVALIAÇÃO

A avaliação  acontecerá de forma contínua e processual no início, durante e ao final da aplicação do projeto, utilizando-se da observação e das mais diversas formas de registro.

à .

SUGESTÃO DE ROTINA

1º dia

à Roda de conversa:

1. Apresentação com uso do crachá: Por que estou aqui? O que espero aprender? Registrar.

à Contação da história principal: O Homem Que Aprendeu a Ler-Outra História de Amor;

1.Colocar o título no quadro e questionar:Vocês acham que esta história vai nos falar sobre o que? Listar todas as falas, evidenciar que todas as hipóteses são possíveis de acontecer ou não.

2.Apresentar o livro, o autor e ilustrador.

3.Contar a história com emoção e entonação adequada.

7.Permitir a participação dos alunos com suas hipóteses sobre os acontecimentos  e o final da história.

8.Ao final da história o  livro deverá circular na sala na mão de cada aluno.

2º dia

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Leitura compartilhada: A Bordo do Rui Barbosa de Chico Buarque;

à Vivência para trabalhar a socialização e auto-estima: painel dos nomes;

à Reconto da história pelos alunos utilizando o glossário alfabetizador gigante ( Fixar na parede);

à Construir o contrato didático fazer gancho com s respostas da apresentação e a história, cada aluno registra no caderno o contrato após a construção;

3º dia

à Leitura compartilhada; Contação da história principal:

à Reconto da história através de desenhos: Construção do painel de desenhos evidenciando o nome de cada aluno ( Montar o painel de desenhos);

à Vivência de socialização ou auto-estima:

à Atividade:Dobradura que fala..

4º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Leitura compartilhada: O velho Carpinteiro

à Atividade de arte :Desenho do rosto coletivo do politico ideal.

5º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Leitura compartilhada; Contação da história principal

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Leitura compartilhada;

à Atividade: Lendo e escrevendo poesias.

6º dia

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Leitura compartilhada; Contação da história principal

à Roda de conversa: História do meu nome;

à Escrita espontânea: Calendário;

à Leitura em duplas do texto da história;

à Formar o título da história principal com alfabeto móvel.

à Formar nome dos colegas com alfabeto móvel.

7º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Escrita espontânea: Atividade do Calendário;

à Leitura compartilhada:

à Leitura individual do texto da história;

à Decomposição e recomposição do texto da história ( texto fatiado para fixar na parede pelos alunos)

8º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Escrita espontânea: Calendário;

à Leitura compartilhada:

à Desafio da palavra(nome do aluno);

à Produção textual coletiva:

1.Listar os títulos das histórias lidas com ajuda dos alunos;

2.Eleger através de votação uma história  lida para produção coletiva;

3.Produção coletiva da história escolhida;

4.Um aluno será escolhido para registrar a produção em seu caderno.

9º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Escrita espontânea: Calendário

à Leitura compartilhada:

à Reescrita coletiva do texto produzido, um aluno será escolhido para registrar em seu caderno;

à Texto da história principal lacunado sem desenhos ou banco de palavras.

10º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Escrita espontânea: Calendário

à Leitura compartilhada:

à Desafio da palavra (nome do aluno);

à Leitura de lista das palavras da história principal

à Em duplas produtivas os alunos relizam uma atividade escrita.

11º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Escrita espontânea: Calendário;

à Leitura compartilhada:

à Desafio da palavra(nome do aluno);

à Leitura coletiva dos títulos das histórias lidas;

à Em duplas produtivas os alunos escolhem uma das histórias lidas para produção textual.

à Reescrita do texto produzido em duplas.

12º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Escrita espontânea: Calendário;

à Leitura compartilhada:

à Desafio da palavra (nome do aluno);

à Leitura individual do texto da história principal;

à Continuação da reescrita do texto(fixar na parede);

13º dia

à Vivência de socialização ou auto-estima;

à Resgate do dia anterior (listar no quadro);

à Escrita espontânea:Calendário;

à Leitura compartilhada:

à Desafio da palavra(nome do aluno);

à Cada aluno escolherá a história que mais gostou para o reenconto escrito;

à Reescrita de texto (o professor deverá retomar a atividade até concluir que está pronta para o momento).

14º dia:

à Culminância do projeto:

1.A turma convidará todas as turmas da escolas, também podem convidar os pais.

2.Apresentação das histórias lidas em forma de teatro, reconto com fantoches,

Reconto com baú da história(objetos concretos dentro de uma caixa o aluno retira  o objeto e vai contando a história, os objetos ficam em exposição).

3.Painel dos desenhos e de dobraduras.

15º dia

à Atividade: Cruzadinha com banco de palavras.

à Atividade com dobradura;

à Reconto oral da história por um aluno utilizando o livro;

Atividade: auto-ditado seguido de auto-correção com apoio no glossário

16º dia

à Texto lacunado com desenhos.

à Formar o título da história principal com alfabeto móvel.

7.CRONOGRAMA DE AÇÃO

Fevereiro:

à 1º Encontro  para sensibilização e socialização do projeto com professores e gestores.

à Oficina prática.

à Início do projeto: Ler, Escrever e Ser Feliz a partir da contação da história O Homem que Aprendeu a Ler.

CONSIDERAÇÕES

Será necessário realizar encontros quinzenais na própria escola e encontros mensais com os coordenadores do projeto para socialização dos resultados obtidos para avaliação e direcionamento de novas atividades que possibilitarão a continuidade do projeto.

BIBLIOGRAFIA:

1. GROSSI, Esther Pilar.Didáticas da Alfabetização,V.1 Didática do Nível Pré-silábico, V.2.Didática do nível silábico, V.3. Didática do nível alfabético,Rio de Janeiro,Paz e Terra,1990.

2. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, MEC/2002.

3.BRANDÃO, Carlos Rodrigues.O ABC do Método. IN:O que é o método Paulo Freire, São Paulo, Editora Brasiliense,1981,p.p.21-42.

About these ads

~ por elmafant em 2009/06/06.

4 Respostas to “Projeto para Eja I”

  1. Não consegui encontrar os textos sugeridps no Projeto…Que pena!
    Mas o Projeto é maravilhoso…

  2. Laura
    Aguarde que estaremos enviando várias sugestões para vc. Aguarde até o final do mês de março que estraremos em contato com vc. Um abraço.

  3. Trabalho com leitura de Adultos – iniciantes e gostaria que me enviasse via email textos para trabalhar com a leitura.Os nossos alunos estão iniciando mas a maioria já conseguem ler palavras simples .No entanto gostaria de aprofundar um pouco mais com textos não muito grandes mas da vida diária deles ou até mesmos informativos.caso queiram me ajudar envie-me para idacarvalho00@hotmail.com ou idavasconcelos@bol.com.br.

    att.
    Ida Maria\profa.da rede estadual.

    • Amiga
      No momento estou de férias,me permitindo ficar longe das atividades didáticas.Mas assim que retornar enviarei alguns textos ok?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: