Produção da Rotina- Eja I

Os professores do 1º Segmento produziram uma rotina pedagógica, respeitando os tempos didáticos do Projeto Alfabetizar Já. Segue uma das atividades planejadas no DETRE , DIA 07/06/2009.

SEGUNDA-FEIRA:

Apresentação do texto principal: Pisa o milho (Levar para sala de aula a música e cantar com os alunos.)

2° Passo-Roda de conversa sobre festas juninas e sobre a situação do agricultor no Ceará. Problematizar com a situação dos desabrigados por causa das fortes chuvas e as conseqüências da seca verde.

3º Passo- Listar as palavras chaves do texto e acrescentar a lista com outras palavras relativas ao tema.

4º Passo: Leitura coletiva das palavras.

5º Passo: Realizar o estudo da palavra. Deixar que a turma escolha a palavra que deve ser estudada.

6º Passo: Atividade de escrita: Produção de texto em dupla. Escrever uma música junina de cor.

Alunos não leitores (trabalho com letras ou sílaba) utilizar fichas de leitura ou glossário alfabetizador para que os alunos construam as palavras tendo como referência as palavras chaves.

TERÇA-FEIRA:

1º Passo: Leitura Compartilhada.

2º Passo: Estudo da Palavra.

3º Passo: Leitura de texto instrucional. Receita de pão de milho.

4º Passo: Produção textual em dupla: Criando uma receita junina

Alunos com dificuldade de leitura: Texto lacunado com as palavras chaves. (trabalhando só vogais) 5º Passo: Reescrita coletiva da receita. Professor escolher um dos textos produzidos pelos alunos.

6º Passo: Trabalho com as operações matemáticas (adição e subtração) somando e subtraindo medidas.

QUARTA-FEIRA:

1º Passo: Leitura Compartilhada.

2º Passo: Estudo da Palavra.

3º Passo: Leitura de texto informativo. Cartaz sobre as festas juninas de Maracanaú.(Identificando informações)

4º Passo: Produção textual em dupla: Criando um cartaz para festa junina da escola

Alunos com dificuldade de leitura: Atividade de caça-palavras e ditado mudo com banco de palavras.

5º Passo: Exposição dos cartazes. Professor um dos textos produzidos pelos alunos e ampliar para decorar a sala de aula.

6º Passo: Produção de lista de músicas juninas.

7: Passo: Leitura do texto informativo: O perigo de soltar balões para o meio-ambiente.

SEXTA-FEIRA:

1º Passo: Leitura Compartilhada.

2º Passo: Estudo da Palavra.

3º Passo: Texto lacunado- O perigo de soltar balões para o meio-ambiente. (com banco de palavras e sem banco para os alunos que já dominam a escrita.

4º Passo: Produção textual em dupla: O bilhete para comadre Chica.

Alunos com dificuldade de leitura: Montagem do bilhete com sílabas movél.

5º Passo: Reescrita coletiva do texto. Professor escolher um dos textos produzidos pelos alunos.

6º Passo: Decorando a sala com motivos juninos, confecção de balões de garrafa pet.

Também estiveram presente neste encontro as professoras do Programa Brasil Alfabetizando , no qual estudaram com as formadoras da Educação ESpecial da EJA, a seguinte temática: Inclusão na Educação de Jovens e Adultos.

PICT0723

About these ads

~ por elmafant em 2009/06/06.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: